sábado, 15 de setembro de 2012

Viver ou existir?

     Boa noite queridos - e, espero, existentes - leitores! Faz um tempinho que não posto, como devem ter notado. Tava afim de escrever e saiu o texto a seguir. Eu realmente pensei em deixá-lo em terceira pessoa, mas se o fizesse talvez o "quê" que há por trás não ficaria tão evidente. Peço que ignorem o tom "auto ajuda" que pode soar e que não o vejam dessa forma. Leiam-no como uma reflexão de um adolescente um tanto frustrado com o ser humano. Espero que gostem!

     "Lá, lá, lá, lá, lá, lá, lááááááaaaa  ♫" 

     Sabem quando estamos bem, mas sentimos uma tempestade chegando? A princípio, pensamos ser algo da nossa cabeça. Mas logo sentimos aquele cheiro de terra molhada, seu corpo começa a sentir o vento aumentando de intensidade, as nuvens começam a escurecer... e então as gotas começam a se derramar. E, quando notamos, em menos de um segundo, estamos ensopados da cabeça aos pés.  Até que a tempestade passa e o sol aparece novamente no horizonte. E é então que vemos que há sempre esperança.

     Mas e se não fosse assim? E se a tempestade nunca acabasse? É como viver em um impasse, onde você vê e tenta não acreditar que cada gota significa um passo mais perto da morte, e, ao mesmo tempo, tem a esperança de que a tempestade acabe, por mais que não haja indícios de que isso venha a ocorrer. É ai que percebemos que há sim, esperança no fim. E, no entanto, sempre haverá um fim. No final, tudo acaba. 

     Eis que surge uma questão: Por que viver dessa forma? Nesse mundo de contantes evoluções retrógradas, onde a tecnologia avança, mas o ser humano regride. Onde nós, supostos seres pensantes e racionais, nos tornamos alienados e indiferentes com a vida. Esperando o tempo correr enquanto a vida passa e desperdiçamos nossos dias em futilidades. Isso é triste demais. Por que não aproveitar todo o tempo que dispomos para desfrutar de tudo o que temos nesse mundo maravilhoso? Tivemos o privilégio de surgirmos ou sermos criados, e desperdiçamos nossas vidas na incansável corrida por ser o melhor! Uma corrida onde buscamos tudo o mais abstrato, impalpável, o sucesso, a riqueza, a luxúria, o conforto, quando deveríamos buscar veemente a felicidade! Estranha vida, não?

     Nascemos, "vivemos", morremos. Aquele conhecido ciclo onde tudo começa, continua e termina. Seriam os erros cometidos por nossos ancestrais insuficientes para nos ensinar o valor da vida e do viver?

     Vivamos como no fim de uma tempestade: quando o sol surge e as nuvens ficam mais claras, nossos rostos se iluminam e a esperança surge em nosso corações. Por que esperar outra tempestade? Aproveitemos o sol e corramos para vida, antes que outra tempestade, outro risco do fim, aconteça.


"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."
Oscar Wilde


_____________________________________________________________________
by X.Ford


Nenhum comentário: