domingo, 19 de maio de 2013

Legendary!



"O Pensamento é escravo da vida, e a vida é o bobo do tempo"
William Shakespeare


Boa noite Queridos Leitores! Cá estou eu, devendo duas postagens, e mais a de maio. Infelizmente sou daqueles que quando sentem-se obrigados a realizar determinada tarefa não a realiza, só o faz quando está afim. Isso é um problema quando se trata de prazos, mas paciência é o que HÁ! 

There's gonna be LEGEN... Wait for it(...)

Passado Presente. Futuro. Em qual deles vivemos?

Em um tempo no qual nada é certo e tudo é determinado, pré-determinado, a confusão que surge ao pensarmos na linearidade do tempo é certa. Como viver o hoje quando repetem o ontem ( tema da postagem "Abracadabra"), se utilizando dele para tentar prever o amanhã, previsão a qual é semelhante - se não igual - à ideia de futuro existente no passado? Isto é, viver um presente a sombra de um futuro imaginado no passado, o qual não se concretizou, e ainda predomina como ideia de futuro presente no... presente?

Argumento confuso, admito. Exemplifiquemos.

1. Quem nunca imaginou o futuro? Aquela ideia vendida pelo cinema de máquinas super desenvolvidas, robôs e as maravilhas da tecnologia (tema também discutido em "Destino (?)" ). Tudo brilhante e reluzente. #bullshit! Fato interessante: esse "futuro" começou a ser moldado em fins do século XIX, com obras como "A maquina do tempo", de H. G. Wells. 

2. Após um século, o futuro imaginado por Wells e muitos outros autores de ficção científica, não se concretizou. É inegável o fato de que a tecnologia avançou de modo extraordinário durante o século XX. Todavia, problemas diversos, principalmente de cunho social, como desigualdade, fome, falta de saneamento etc, que existiam naquela época persistem até hoje, apesar das mudanças de endereço.

3. O fato mais interessante de todos: Como você imagina o futuro? 
Não se preocupe. Respondo para ti:

Máquinas superdesenvolvidas...
Robôs e...

Mais tecnologia!

Sonhos de qualquer pessoa!

Portanto, vivemos num presente a sombra de um futuro imaginado no passado, o qual não se concretizou, e ainda predomina como ideia de futuro no presente. 

E ainda mais incrível, é que essa ideia não limita a literatura. Não, pelo contrário, áreas que estudam a sociedade sofrem da mesma doença. Utilizar-se do passado para tentar descobrir o futuro (?), embasado numa ideia obsoleta e falha... Think about it!

(...) DARY!

"Se queres conhecer o passado, examina o presente que é o resultado; se queres conhecer o futuro, examina o presente que é a causa."
Confúcio
_____________________________________________________________________
by X. Ford




Nenhum comentário: