quarta-feira, 9 de março de 2011

Redação, linguagem e cultura

Boa tarde pessoal! Hoje resolvi postar uma redação que escrevi para a escola. Tema:" O uso indiscriminado de termos chulos na música, na televisão ou na internet prejudica a linguagem de jovens?" Espero que gostem!

Desde a metade da Idade Moderna, a base para a formação da sociedade brasileira esta centrada, principalmente, nos jovens e na cultura. Tais fatores influenciam, de modo significativo, o senso comum. Mas como?
Durante o período da ditadura militar, a música e a televisão (partes da cultura) tornaram-se formas de mostrar ao povo o que realmente acontecia no governo. Os jovens, em contato frequente com esses meios de comunicação, organizaram revoltas e revoluções em busca da liberdade de expressão e do fim da ditadura. Com isso, influenciaram diretamente o povo. Isto é, o senso comum.
Atualmente, a história se repete, mas de forma alarmante. A cultura passa a ser vulgar, o que influencia a maioria dos adolescentes. O estilo musical em destaque é o funk, cuja as letras possuem forte apelo sexual, além de piorar o vocabulário de seus ouvintes. A televisão , como forma de se "adequar" aos jovens, passa a exibir programas com vocabulário semelhante(esdrúxulo ou errado), divulgando uma língua portuguesa totalmente modificada. E a internet acaba se tornando uma forma de disseminação desse "novo vocabulário".
Portanto, a cultura é um fator determinante na sociedade, porém ambíguo, uma vez que pode tanto favorecer, quanto prejudicar não só a linguagem dos jovens e da sociedade, mas também sua própria formação.

E ai gostaram? Qualquer crítica ou comentário é totalmente bem vindo!


_____________________________________________________________________
by X.Ford

Nenhum comentário: