quarta-feira, 23 de maio de 2012

Felicidades!



        Boa Noite Pessoal. Hoje estou extremamente feliz. Após uma semana de provas e "ralação" na faculdade, revi velhos amigos - e outros novos - no fim de semana e foi ótimo. Tão bom que resolvi bloggar!

         Bom, devido ao meu estado de animo, eu poderia falar sobre como o tempo passa e as coisas mudam, ou até mesmo a importância das amizades e etc... Mas, se não me engano, estes já foram temas de algumas postagens. Logo, evitemos o pleonasmo ;). Hoje quero falar simplesmente em como é bom ser feliz! (ou ao menos achar que é feliz...) enfim, vamos ao post.

          As vezes me pergunto qual o verdadeiro objetivo de nós, seres humanos, na terra. Porque, na minha concepção, por exemplo, o objetivo dos animais é bem definido: Nascer, crescer, sobreviver e se reproduzir. A única preocupação dos animais é a propagação da espécie. Pura e simplesmente. Mas nós, por sermos animais, teríamos o mesmo objetivo? ou, por sermos racionais, seríamos diferentes? Entretanto,todavia, no entanto, se nosso objetivo é outro, ou algo além da reprodução, como defini-lo? Em resumo, what are we doing here?


         Em uma visão pessimista, poderíamos dizer que nosso objetivo é destruir. Afinal, se pararmos para analisar a história da "humanidade", a única coisa em comum em todas as eras pelas quais nossa espécie passou foi a destruição. Seja do meio ambiente, de outros da nossa espécie e até de nós mesmos, a destruição acompanha o ser humano desde os primórdios. É tão comum que nos acostumamos à ela. No entanto, poderíamos chamar de objetivo algo que causaria a nossa própria destruição? Ou melhor, a nossa meta na terra é simplesmente acabar com nós mesmos e com o planeta?


         Pensar nisso é um tanto desanimador, não? Saber que nascemos para destruir. Entretanto, é desanimador.... mas instigante, pois "não consigo não pensar" na generalização. Creio que, em nossa análise histórica, não podemos esquecer de que na maioria dos momentos históricos em que ocorriam guerras, simultaneamente, haviam pessoas com o intuito contrário: o de defender e promover a paz. Logo, esse "objetivo" não poderia ser determinista, visto que há pessoas e pessoas e, portanto, não podemos nos precipitar em definirmos algo tão complexo como a meta da humanidade.


         Um segundo ponto de vista seria mais otimista: será que nosso objetivo aqui é viver?Independente do tempo, situação ou espaço, simplesmente viver: viver para viver, viver para cantar, dançar, curtir, zuar, chorar, brincar, viver até não ser mais possível! Tal situação coincidiria com o tão aclamado "livre arbítrio", afinal estaríamos tomando nossas próprias decisões, vivendo de acordo com nossa vontade.Ver as coisas dessa forma, no entanto, seria um tanto ruim, afinal justificaríamos nosso atos dizendo que é da nossa "própria natureza" e que destruir faz parte da nossa vida. 


         E é aqui que chegamos ao paradoxo: afinal, a humanidade está aqui para o bem ou para o mal? Para a destruição ou para a preservação? 


          Creio que essa pergunta não possui uma resposta determinada, concreta. Mas, para mim, ao menos por enquanto, talvez o nosso objetivo aqui seja justamente descobrir nosso objetivo, o que explicaria a curiosidade insaciável que parece estar impregnada no DNA de cada ser humano no planeta. 




"A ciência permanecerá sempre a satisfação do desejo mais alto da nossa natureza, a curiosidade; fornecerá sempre ao homem o único meio que ele possui de melhorar a própria sorte."
                                Ernest Renan


 _______________________________________________________________________
by X. Ford

Nenhum comentário: